terça-feira, 29 de maio de 2012

Brownies de alfarroba e courgette

No fim de semana decidi fazer brownies, depois de muita pesquisa decidi-me por uma receita do blog Ananás e Hortelã com farinha de alfarroba e courgette.

Quando disse que ia utilizar a farinha de alfarroba ouve logo quem dissesse que alfarroba é comida de cavalo...e eu pensei logo no maravilhoso cheiro que sinto sempre que passo perto da fábrica de produto de alfarroba quando estou pelo Algarve, defendi a minha Terra claro.
Relembrei de quando era pequena e ia pelos campos passear com o meu pai e apanhava alfarrobas, abria a vagem e saboreava aquele gosto inconfundível...

Nunca tinha usado farinha de alfarroba e até foi difícil de encontrar à venda, mas adorei o resultado. O cheiro a alfarroba misturado com o chocolate deixou na cozinha um aroma que fazia adivinhar que estes brownies desapareceriam num instante.

Ingredientes:

2 ovos
1/2 chávena de açúcar mascavado escuro
1/2 chávena de puré de maçã
75 gr de chocolate derretido
1/4 chávena de farinha de alfarroba
1/2 colher (chá) de fermento
1/2 chávena de farinha integral
1 colher (chá) de canela em pó
1 chávena de courgette ralada com casca

Preparação:
  • Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  •  Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro pequeno.
  • Numa taça bater muito bem os ovos com o açúcar. Adicionar o puré de maçã e o chocolate derretido e mexer bem.
  • Juntar as farinhas, o fermento, bicarbonato e canela e envolver suavemente.
  • Por fim, adicionar a courgette ralada e envolver.
  • Transferir a massa para o tabuleiro e levar ao forno até cozer.

O forno cá de casa é a gás e antigo então é difícil controlar a temperatura e a cozedura, pelo que fui testando com um palito. Mas é suposto ficarem bastante húmidos.




3 comentários:

  1. =) optima sugestão vanessa, a farinha de alfarroba deixa um sabor maravilhoso nos bolinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa!
    Que bom que gostaram e fico muito feliz por te ter inspirado :)
    São os meus brownies favoritos, que se podem comer sem culpas.
    E a farinha de alfarroba deixa um gosto bem especial.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. Eu sou das que desconfia dessa farinha, mas um dia destes tiras-me estes pensamentos :P

    ResponderEliminar